terça-feira, 4 de junho de 2013

Dicas para ser mais criativo



Dicas para ser mais criativo

- Nunca se contente com a primeira ideia que lhe ocorrer. Busque outras para, entre muitas, escolher a melhor.
- Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já faz. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.
- Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas ideias surgem daí.
- Ideias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas.
- Não acredite em bordões como "isso nunca vai funcionar" ou "em time que está ganhando não se mexe". O novo sempre assusta. Toda ideia tem de quebrar resistências.
- Tenha iniciativa. Muitas boas ideias acabam no fundo da gaveta porque seus autores não tomam a decisão de mostrá-las aos outros.
- Ouça os outros. Principalmente se eles pensam diferente de você. As ideias se desenvolvem com a divergência.
- Faça de vez em quando coisas que contrariem seus hábitos, no trabalho ou no lazer.
Por exemplo: se você gosta de filmes de ação, assista a um drama romântico. Se for fã de rock, tente o jazz.

Faça trajetos diferentes quando sair para caminhar ou na ida e retorno do trabalho; pegue carona com amigos e aprecie os cenários; pegue um ônibus ou outros veículos coletivos... Cinema, teatro, atividades ao ar livre; movimente e agite os seus sentidos, mas tenha um pequeno bloco de notas ou um smartphone que saiba facilmente usar... Anote, guarde, grave toda e qualquer informação, visão, pensamento ou intuição... Tudo, individualmente ou mais provavelmente combinadas, poderá gerar uma criação... Uma bolação!

Nenhum comentário: