quarta-feira, 5 de junho de 2013

Um homem curioso...




Um homem curioso...

Todos os dias, às 4 horas da tarde, entrava na biblioteca um homem de roupa cinzenta. Já trazia na mão o pedido do livro que desejava ler: "História da Groelândia". Recebido o livro, aliás, escrito em norueguês, ele se sentava em uma poltrona e se aprofundava em sua leitura até o sinal de que a biblioteca iria fechar, às dez horas.
Um dos empregados que trabalhava na biblioteca estranhou tal comportamento: quem seria este homem que gostava de ler, durante 6 horas, uma complicada história da Groelândia escrita em norueguês?
Durante 3 meses o estranho leitor pediu sempre o mesmo livro. Mas certo dia, porém, pediu um livro diferente: "A respiração dos escaravelhos"! E, durante 4 meses leu esse estranhíssimo livro, no qual ninguém lia.
Um dia, entretanto, o homem deixou de lado os insetos e fez um pedido que assombrou ainda mais o empregado: "Gramática descritiva e completa da língua chinesa".
O maior desejo do empregado da biblioteca era encontrar com esse curioso homem na rua, para poder questioná-lo sobre interesses tão diferentes.
Certa vez, quando o empregado ia para o trabalho, encontrou absorvido em pensamentos, o misterioso leitor. Aproximou-se dele e disse-lhe: - Eu tenho acompanhado os importantes estudos que o senhor vem fazendo neste último ano em nossa biblioteca. Desejo saber se o senhor publica estas informações originais e substanciosas em algum artigo de revista ou jornal.
- Ah meu caro senhor! - respondeu o homem com um sorriso - Não leio, nem estudo nem publico coisa alguma! Vou todos os dias à biblioteca unicamente para dormir! É a pura verdade! Sou muito pobre e sem família; sou obrigado a trabalhar a noite inteira, e durante o dia, à falta de outro cômodo, onde possa dormir com mais conforto, vou descansar na poltrona macia da biblioteca.
Mas ainda havia um ponto obscuro ao empregado: - Mas só para dormir você pede livros complicados?
- Eu mesmo não sei o que peço! - esclareceu risonho - eu só posso ficar no salão de leitura se eu pedir um livro, então eu peço o livro indicado no primeiro cartão do catálogo. Quando mudam a ordem dos cartões, eu peço, sem o querer, um novo livro! Mas para mim qualquer livro serve. Tenho sempre tanto sono!

Quanta simplicidade em uma vida corrida e de muito sono...

Nenhum comentário: